Páginas

20 de setembro de 2013

Concurso de Blogs

Esta confirmado a nossa inscrição no 1º Concurso de blog,agora é só torcer e continuar nossos trabalhos para que possamos deixar de acordo com os requisitos.

PROJETO: Vamos cuidar de nossa escola de maneira sustentável


       Diante da necessidade de discutir a questão do ser humano inserido no
meio em que vive, como ser social-político e transformador, optamos por este projeto que vai permear os todos os níveis de reflexão envolvendo educandos, professores e toda comunidade escolar no sentido de buscar uma mudança de postura de acordo com a necessidade de intervenção, seja no meio ambiente, seja nos convívio familiar, na escola e na sociedade de modo geral, direcionando as discussões buscando oportunidades para que possamos refletir sobre nossos atos levando em conta que toda ação tem reação, desta forma seremos conduzidos para busca de um modo de vida sustentável.
       Aquecimento global, degelo das calotas polares, reciclagem, calor, frio em excesso, água em falta. Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na mídia e nas discussões em todos os lugares, das universidades às ONGs, dos ambientes de trabalho às escolas.
      A palavra de ordem é diminuir os impactos negativos do ser humano sobre o mundo. Mudando atitudes pessoais e coletivas para salvar o mundo da ameaça de colapso e sobretudo valorizar o Ser em detrimento do Ter, discutindo e procurando desmistificar a lógica capitalista.
    Buscando inserir o nosso aluno nas ações diretas na escola o presente projeto tem como objetivo criar de imediato a Horta na escola para que o nosso aluno possa ter um espaço transformado por ele, para que assim possamos suscitar nele o desejo de mudança e mostrar na pratica para nossos jovem estudantes que quando todos se unem com um mesmo objetivo a transformação acontece.

       O presente projeto será desenvolvido pela COMVIDA que tem a participação
ativa de professores, alunos, coordenação, funcionários administrativos, direção e toda comunidade escolar, envolvendo todos no sentido de buscar mudanças de atitudes. O projeto terá como eixo norteador, “Vamos cuidar de nossa Escola de maneira sustentável” ” temas ligados a realidade local será o ponto de partida, buscaremos parcerias com entidades governamentais e não governamentais para que possamos desenvolver juntos as ações e pesquisas. Os alunos realizarão experiências de iniciação científica com observação de vários fatores causadores dos desastres ambientais.

    Nosso objetivo é envolver toda comunidade escolar para que possamos alcançar resultados positivos no que diz respeito a relação do homem com o próprio homem e com o meio ambiente levando todos à uma reflexão de seus próprios atos, buscando melhorar o convívio com seus semelhantes e com a natureza.

     Nossa ações:
  • Criar a horta na escola
  • Despertar no educando o gosto pela pesquisa.
  • Discutir e buscar caminhos que transformem a nossa Escola em um espaço
  • educador sustentável.
  • Fortalecer a COMVIDA – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida e agenda 21.
  • Oferecer ao educando informações para que este possa refletir sobre suas ações.
  • Discutir a lógica do capitalismo (consumismo).
  • Valorizar ser humano.
  • Envolver toda comunidade escolar.
  • Criar na escola um ambiente onde o respeito, a ética e a solidariedade sejam
  • Práticas constantes.

Metodologia
  • Pesquisas na internet
  • Oficinas de reciclagem e plantio
  • Leitura de reportagens em jornais e revistas.
  • Leitura de livros literários
  • Aulas expositivas.
  • Debates
  • Palestras
  • Visitas ( Vila Ambiental, AMMA, Memorial do Cerrado, Córregos da região Noroeste, observação do bairro onde mora.
  • Filmes no cinema
  • Construção de Peças teatrais
Recursos metodológicos
  • Vídeo, tv e DVD
  • A própria horta
  • Internet
  • Jornais e revistas
  •  Data show
  •  Aparelho de som
  •  Livros literários
  •  CDs
  •  Cinema
  •  Teatro

     O presente projeto atenderá os alunos dos ciclos I e II vespertino e II, III
matutino ao longo do ano letivo de 2013.
    A avaliação será contínua, através de observações, relatos orais e escritos, em todas as atividades vivenciadas pelos alunos e servirá como instrumento para reelaboração da prática pedagógica, conteúdos e atividades trabalhadas.

         
    
Horta na escola para que o nosso aluno possa ter um espaço transformado por ele, para que assim possamos suscitar nele o desejo de mudança e mostrar na pratica para nossos jovem estudantes que quando todos se unem com um mesmo objetivo a transformação acontece.

Limpeza do espaço a construção da nossa Horta

Segundo dia de trabalho - Trabalho em equipe

Terceiro dia de trabalho

Preparando o Muro para receber a grafitagem

Equipe trabalhando

Depois da limpeza do local esperamos a colaboração de todos alunos em relação à doação do material (garrafas pet) para começar nossa horta.

Nossa escola realiza atendimento educacional especializado em Sala Multifuncional


Professora: Denise Prado Cerqueira Kubota

     O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais se caracteriza por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
     O atendimento educacional especializado constitui parte diversificada do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais, organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns. Dentre as atividades curriculares específicas desenvolvidas no atendimento educacional especializado em salas de recursos se destacam a comunicação alternativa, o enriquecimento curricular, dentre outros.
    Além do atendimento educacional especializado realizado em salas de recursos ou centros especializados, algumas atividades ou recursos devem ser disponibilizados dentro da própria classe comum, como, por exemplo, os serviços de tradutor e intérprete de Libras e a disponibilidade das ajudas técnicas e tecnologias assistivas, entre outros.
    Nesse sentido, o atendimento educacional especializado não pode ser confundido com atividades de mera repetição de conteúdos Programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas devem constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.

    Tendo em vista que estamos recebendo cada vez mais alunos com necessidades educativas especiais e que na Constituição Federal de 1988, o artigo 205 prevê o direito de todos à educação e o artigo 208 o atendimento educacional especializado, e a inclusão escolar, fundamentada na atenção à diversidade, exigindo mudanças estruturais nas escolas comuns e especiais viu-se a necessidade de duas professoras iniciarem o curso de capacitação e todos os demais professores da escola cursarem uma pós-graduação na área.

     O Objetivo deste projeto é apoiar os professores que têm na sala comum alunos com necessidades educativas especiais, bem como atender esses na sala para aprimorar o seu processo de ensino aprendizagem, sanando dificuldades das séries anteriores.

Alunado:
-Pessoas com deficiência auditiva;
-Pessoa com deficiência física;
-Pessoa com deficiência mental;
-Pessoa com deficiência visual;
-Pessoa com múltipla deficiência;
-Pessoa de condutas típicas;
-Pessoa com altas habilidades/superdotados.

     Considerando a diversidade do alunado, os serviços de apoio especializados deverão oferecer atendimento educacional com professor especializado, complementado, quando necessário, por atendimento multiprofissional, visando atender as necessidades do professor da equipe pedagógica, do aluno e de sua família.

         O professor da sala multifuncional deverá apoiar e orientar o professor da classe comum quanto às adaptações curriculares, avaliativas e metodológicas que poderão ser desenvolvidas na sala de aula, a fim de um melhor atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais.
     O trabalho desenvolvido na sala multifuncional deve oportunizar autonomia, independência, e valorização das idéias dos alunos, desafiando-os a empreenderem o planejamento de suas atividades.
    A sala multifuncional é o local de apoio, estimulo ao crescimento, desenvolvimento e busca do saber, não é local para realização de atividades de reforço escolar.
    A proposta pedagógica da sala multifuncional deve levar em conta a complexidade e seriedade das necessidades do atendimento aos alunos com doenças mentais, bem como dos aspectos referentes á prevenção, reabilitação e a cooperação sistemática dos que intervém no processo, tais como: o individuo, a família, a rede de serviços de saúde mental e a comunidade.
     
     O acompanhamento pedagógico do aluno deverá ser registrado semestralmente, deverão ser registrados os avanços e situações que ocorreram nesse período.  
   O aluno freqüentará a sala multifuncional pelo tempo necessário para a superação das dificuldades e obtenção de êxito no processo de aprendizagem na classe comum.


   





PROJETO: Nossa escola contra a Dengue




    A questão ambiental vem sendo discutida mundialmente como meio fundamental para manter a vida na Terra. A própria Constituição Brasileira atual estabelece a necessidade de mudanças do comportamento humano em relação ao meio ambiente e criar a consciência da responsabilidade individual sobre o coletivo.
   A questão ambiental, no ensino de primeiro grau, centra-se principalmente no desenvolvimento de valores, atitudes e posturas éticas, e no domínio de procedimentos, mais do que na aprendizagem de conceitos.
    O ponto central de toda atividade da escola é o aluno. É nele que estará voltada toda a nossa atenção para a programação execução deste projeto. O aproveitamento pedagógico das atividades desenvolvidas é de suma importância.
    A escola pode e deve aproveitá-las para aproximar-se da realidade do aluno e, em conseqüência agir em benefício do seu desenvolvimento.
    Este Projeto justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue neste bairro, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, a nossa Escola resolveu abraçar e disseminar esta campanha por todo o bairro, com o fim de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES, causador da dengue.
    Justifica-se este projeto pela relação harmônica do indivíduo com o meio ambiente, no sentido de preservar, prevenir e equilibrar o uso dos recursos naturais.

Objetivo Geral
          Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social.  
Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e conseqüentemente da sociedade. Conhecer sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue.

Objetivos Específicos
 Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e conseqüentemente da sociedade. Valorizando a saúde e os meios da conservação da mesma.
 Esclarecer sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
 Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
 Desenvolver com os alunos uma ação crítica, reflexiva e educativa.
 Esclarecer sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
 Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
 Mobilizar alunos e a comunidade escolar num esforço conjunto de preservação do ambiente, adotando a coleta seletiva do lixo.
 Identificar a forma correta de coleta e tratamento do lixo, categorias de materiais que o compõe. (plástico, metais, restos de alimento e papeis).
 Listar os materiais recicláveis.
 Explicar o destino do lixo. (aterro sanitário, reaproveitamento, venda, reciclagem e doações.).
 Compreensão de que o lixo não pode ser mantido a céu aberto, solos rasos e em leitos de rios.
 Apropriar-se o conhecimento sobre o risco que apresenta à saúde, o uso de produtos químicos e a queima do lixo através da poluição do ar atmosférico.
 Saber as diversas maneiras de aproveitamento dos lixos inorgânicos.
 Explicar a reutilização dos lixos biodegradável.
 Alertar sobre os danos provocados pelos lixos ao meio ambiente.
 Mostrar a forma correta de eliminar o lixo, orgânico e inorgânico.

Metodologias / Procedimentos:
 Identificar no setor onde mora como é o critério de coleta do lixo.
 Discussão sobre conhecimentos prévios que cada aluno traz sobre a questão do meio Ambiente (lixo, água).
 Textos informativos ou científicos envolvendo o tema.
 Jornais / revistas.
 Manchetes atuais da imprensa – de rádios, jornais e televisão.
 Levantamento de hábitos de higiene praticado pelos alunos em relação ao tema na sala de aula e no pátio da escola.
 Coletar experiências vividas pelos alunos no sentido de coletar – aproveitamento, reciclagem do lixo.
 Pesquisar entre os alunos quais informações a família possuem a respeito das doenças causadas pela falta de higiene com o ambiente (água-lixo).
 Documentário “Ilha das Flores”.
• Atividade de campo (visita em algumas ruas do bairro observando o armazenamento, coleta do lixo e conservação dos bueiros).

Recursos Utilizados
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, passeatas, paródias, dramatização, poesias e versos.

Metodologia
 Leitura de texto informativo / discussão
 Leitura de poesias e/ ou músicas / discussão
 Leitura de texto recreativo
 Caça - palavra
 Cruzadinhas
 Montagem de cartazes
 Trabalhar com receitas de comidas típicas
 Atividade matemática com problematizarão.
 Pesquisa
 Maquetes
 Aulas práticas
 Excursões, pelo pátio da escola e memorial do cerrado
 Filmes científicos e históricos
 Cartilha Educativa
 Exposição dos trabalhos no pátio da escola.
 Conversa informal sobre o tema em questão.
 Momento de questionamento sobre o tema.
 Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
 Desenho interpretativo da prevenção.
 Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito e o que fazem para evitá-lo. Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
 Organizar apresentação com Power Point. (para que as crianças tenham acesso aos recursos tecnológicos).
 Elaborar uma música combatendo o mosquito.
 Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
 Software educativo (da dengue).

Avaliação
A avaliação será dada mediante a abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto e através de: observações diárias, montagem de painéis, relatório, apresentação de trabalhos, mudança de comportamento, através das atitudes, interesse e participação, domínio nas apresentações na “Exposição das Atividades Artístico-Culturais dos Ciclos e EAJA”.

Atividade
 Visitas nas vizinhanças.
 Relatório – Atividade de campo.
 Fotografias.
 Produção de textos.
 Atividades lúdicas.
 Mural de trajetória: Pessoas com Dengue... Pessoas evitando a Dengue;
 Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue.
 Cartazes



PROJETO: Cultura Afro-brasileira



   Este projeto envolve toda comunidade da Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi – alunos, professores, funcionários administrativos, pais de alunos, convidados e comunidade local.

Objetivos:
  • Conduzir o educando a perceber a igualdade básica da pessoa ;
  • Conduzir o educando a perceber a igualdade básica da pessoa humana como sujeito de direitos;
  • Levar o educando a compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem a história do povo brasileiro.
  • Oportunizar ao educando o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção da história cultural brasileira.
  • Criar momentos para que o educando questione a indiferença, a injustiça, o desrespeito com os quais os afro-descendentes, indígenas e a população carente são tratados, sendo muitas vezes marginalizados.
  • Levar o educando a compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem a história do povo brasileiro.
  • Oportunizar ao educando o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção da história cultural brasileira.
  • Criar momentos para que o educando questione a indiferença, a injustiça, o desrespeito com os quais os afro-descendentes, indígenas e a população carente são tratados, sendo muitas vezes marginalizados.
        Este trabalho permitirá que alunos e educadores superem preconceitos, pautados em noções excludentes que marcaram e marcam os processos de ensino-aprendizagem. Queremos crer que a Lei Federal 10.639/03 possa ser um instrumento de extrema utilidade neste desafio de mudar a mentalidade vigente na elaboração do currículo, na produção de material didático, enfim no discurso pedagógico. Contudo, tal lei só terá efeito se o interesse coletivo for compatível com a dimensão do conteúdo que ela apresenta.
A avaliação deste projeto será realizada de maneira processual, usando a metodologia de registros e observação durante as aulas. Serão analisadas as produções artísticas dos alunos, textos produzidos, apresentação de pesquisas e avaliações escritas. Será também realizada uma auto-avaliação pelos alunos a cada tema concluído.