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20 de setembro de 2013

PROJETO: Cultura Afro-brasileira



   Este projeto envolve toda comunidade da Escola Municipal D. Angelina Pucci Limongi – alunos, professores, funcionários administrativos, pais de alunos, convidados e comunidade local.

Objetivos:
  • Conduzir o educando a perceber a igualdade básica da pessoa ;
  • Conduzir o educando a perceber a igualdade básica da pessoa humana como sujeito de direitos;
  • Levar o educando a compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem a história do povo brasileiro.
  • Oportunizar ao educando o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção da história cultural brasileira.
  • Criar momentos para que o educando questione a indiferença, a injustiça, o desrespeito com os quais os afro-descendentes, indígenas e a população carente são tratados, sendo muitas vezes marginalizados.
  • Levar o educando a compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e histórias próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem a história do povo brasileiro.
  • Oportunizar ao educando o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção da história cultural brasileira.
  • Criar momentos para que o educando questione a indiferença, a injustiça, o desrespeito com os quais os afro-descendentes, indígenas e a população carente são tratados, sendo muitas vezes marginalizados.
        Este trabalho permitirá que alunos e educadores superem preconceitos, pautados em noções excludentes que marcaram e marcam os processos de ensino-aprendizagem. Queremos crer que a Lei Federal 10.639/03 possa ser um instrumento de extrema utilidade neste desafio de mudar a mentalidade vigente na elaboração do currículo, na produção de material didático, enfim no discurso pedagógico. Contudo, tal lei só terá efeito se o interesse coletivo for compatível com a dimensão do conteúdo que ela apresenta.
A avaliação deste projeto será realizada de maneira processual, usando a metodologia de registros e observação durante as aulas. Serão analisadas as produções artísticas dos alunos, textos produzidos, apresentação de pesquisas e avaliações escritas. Será também realizada uma auto-avaliação pelos alunos a cada tema concluído.

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