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23 de setembro de 2014

Momento da elaboração do projeto: Cada um de nós compõe seu caminho, da disciplina de história

   Apresentação do projeto: Construindo uma Cultura de Paz

              Este projeto visa contemplação, do projeto: Construindo uma cultura de paz, que vem sendo trabalhado na escola desde 2010. Dentro da disciplina de historia (aplicada pela professora Marta Helena): Cada um de nos constrói a sua historia. Como sujeito de nossa historia podemos escrevê-la e traçar nosso ser e nossas convivências, construir ou reconstruir nossa identidade, individual e coletiva. Nossos conhecimentos, informações e escolhas devem objetivar uma cultura baseada na paz, e de respeito as diferenças, em busca de uma cultura de paz. A utilização de vários recursos interdisciplinares e democráticos como comunicação tais como: celular, impressora, computador, pendrive, facebook, blog, máquina fotográfica, filmadora, 4shared, youtube, atube, word e Paint. Viabilizando um trabalho mais dinâmico, sofisticado, interessante, e eficaz, abrangendo conceitos significativos da EI (Escola da Inteligência) para enriquecimento do projeto que pretende atingir uma educação emocional para uma reflexão do ser cidadão em busca de posturas éticas em nosso meio ambiente! Tudo isso mantendo sempre a interação e participação dos ouvintes!!! Objetivo geral: Temos por objetivo, utilizar metodologicamente os recursos da tecnologia, da informação e comunicação como ferramenta da reflexão e da experiência do auto conhecimento e a paz em nossos seres, tornando tudo isso mais dinâmico e tranquilo, para melhor compreensão dos jovens e interação no processo de conscientização histórica e construção de uma cultura de paz.

                                              Desenvolvimento Parte 
                                         1 ___Trabalhando conceitos________ 
         O Sujeito da História A educação é a apropriação da cultura, e através da história se torna a construtora do sujeito histórico, pois deve enfatizar a aprendizagem na constituição do interesse do indivíduo. É através da educação que nos fazemos humanos e históricos, como autores no modo de refletir sobre a realidade, sobre o mundo e sobre nós mesmos (condição de sujeito). Nessa direção, a realização do indivíduo como sujeito histórico distingui sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social. Ao perceber a realidade, a capacidade de transformar e de inovar, percebe-se como ser inventivo suplantando seus limites. Ao se estabelecer como sujeito da história passa a ser autor e senhor de sua vontade, e situa-se como um ser social na convivência com outros. Quando a convivência é dialógica e livre entre sujeitos históricos e sociais, dá-se então a relação expressa pela democracia na medida em que é histórica e socialmente constituída. A esfera do social é considerada fundamentalmente na relação com o outro. E é no contexto das relações sociais que a constituição do sujeito acontece, ocorrendo a história das interações, das quais os sujeitos são componentes e participam e dos lugares sociais que ali adquirirem. Vigotski assume a tese central de que criando e recriando a cultura em suas relações sociais o humano cria e recria a si próprio. Com essa afirmação, concluímos que subjetividade se traduz quando cada pessoa vai assumindo o papel de sujeito de sua própria história e como ela se articula com a história coletiva e global. A utilização dessa compreensão de sua subjetividade faz com que o individuo busque sua liberdade na construção da cidadania. Através da subjetividade, os sujeitos de suas ações se autoproduzem em processos coletivos de natureza econômica, política e cultural na convivência livre com os demais sujeitos sociais. Este sujeito histórico não é algo separado, que interage com a realidade, mas é parte integrante desse meio social e histórico que atua. A educação cumpre esse papel ao contemplar os educandos com os instrumentos que lhes são indispensáveis e pertinentes através do ensino/aprendizagem, possibilitando que todos os sujeitos históricos se apropriem desses meios através da preparação para o trabalho, ingresso e participação crítica na vida social e política identificada em seu movimento histórico, articulada às vontades de todos os outros cidadãos reunidos no mesmo espaço e tempo social.O alicerce ético da humanidade se ajusta no reconhecimento de si mesmo como sujeito (individualidade), na liberdade e na autonomia e se constrói quando o ser humano incorpora estes valores. ARENDT, Hannah. A condição humana. O que é cultura _ Origem: Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade” 
                                           
                                               Parte 2____Enfoque sobre a música______ 
         Nos, como seres humanos, estamos sempre em movimento, e nesse ato de se movimentar, percebe-se que a sempre há construção de nosso caráter envolvido, pois todas as ações que praticamos, moldam a nossa personalidade... Personalidade essa que é construída por meio de experiência. Por essa razão a escolha da musica Tocando em Frente (Almir Sater), pois nela, em sua letra, percebe-se que a construção do caráter do sujeito da historia (da musica) ele vivencia varias experiências, que o fazem aperfeiçoar o seu eu histórico. (Por exemplo: ando devagar porque já tive pressa, levo esse sorriso, porque já chorei demais) Para melhor, apresentação, tivemos a ideia de frisar da musica três versos, que fossem mais oportunos para melhor compreensão. O primeiro deles é: 
  
      1ª Ando devagar, porque já tive pressa: Nesta frase, percebe-se firmemente que ouve uma nítida aprendizagem, no dicionário a palavra pressa significa: Ausência de calma; falta de paciência (paz), através desse verso pode se ver que através da aprendizagem que, a vida lhe trouxe ele obteve a paz, que significa: um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação 
  
        2ªLevo esse sorriso, porque já chorei demais: O chorar nesta frase pode ser substituído pela palavra sofrer, quem não e calmo, paciente e compassivo, quem e apressado e desesperado... Encontra sempre em seu caminho muita agitação e etc... A paz nos leva a alto reflexão, e a um estado de calma e tranquilidade, quem esta tranquilo pensa melhor em seus atos, e por assim dizer... “ não da tanta mancada” logo não ira sofrer (chorar) com decisões precipitadas, e será mais feliz, sorrira com mais facilidade, justamente pelo fato de se tornar um ser humano mas paciente.

      3ª Cada um de nos compõe a sua historia: Este verso causa em min o questionamento de que somos livres, livres para fazer oque quisermos de nossas vidas, quantas vezes ouvimos e dizemos que “e tudo culpa do destino”. Fazemos isso para fugir, fugir de nossas responsabilidades como seres humanos, ( ex.:sou mal, porque o destino quis assim, esta tudo escrito) isto e a tentativa de nos preservarmos a nos mesmos, sendo egoístas. Nos somos livres para escolher a nossa historia, sendo bons ou maus nem tudo depende de nos mas podemos colaborar para que o todo seja melhor, o nosso futuro não esta escrito... mas sim esta sendo escrito por nos. O que é paz? Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação Tipos de paz: *Paz pela Lei: lema da Organização do Tratado do Atlântico Norte, baseia-se na ideia de Kant e sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz de regulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse, etc. *Paz pela força: obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado é fortalecido de tal forma, que toda tentativa de subversão do status que é desestimulada. Em inglês original, peace through strength. *Paz de terror: ocorre quando nações são capazes de causar destruição total umas às outras através de artefatos bélicos poderosos (bombas atômicas, por exemplo).