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17 de setembro de 2013

PROJETO: Esporte Cultura De Paz


Hoje nos deparamos com uma sociedade na qual é crescente a banalização das relações humanas e da vida. Encontramo-nos frente a uma educação permeada de violência onde indivíduos não se respeitam, se agridem, competem todo o tempo e não conseguem se colocar no lugar do próximo.
Na escola, o esporte pode ser um instrumento importante para passar valores e princípios aos adolescentes como: respeito, honestidade, justiça, responsabilidade, amor ao próximo, amizade, solidariedade, equilíbrio emocional e que servirão para a formação integral como seres humanos. Faltam valores e princípios na vida das pessoas, para que se possa entender e respeitar o próximo como cidadão, porque todos têm os mesmos direitos de ter uma vida digna, de paz e sem violência. Sendo assim, propomos o estudo do esporte promovendo a discussão sobre individualismo, violência, exclusão e competição, bem como o diálogo acerca dos valores presentes no mesmo e que podem levar a uma mudança de conduta nas relações interpessoais.
Dessa forma, precisamos rever conceitos, como respeito, ética, solidariedade e paz, que são de extrema importância quando se pretende promover uma transformação no que se refere às condutas de muitos educandos.
Nesse sentido, torna-se importante priorizar não só o estudo do esporte enquanto prática, mas também o estudo e a reflexão de tudo aquilo que ligado a ele se reporta às relações humanas.

         Nosso objetivo é buscar por meio do esporte, levar o aluno a refletir sobre suas condutas nas relações com seus semelhantes, buscando melhorá-la dentro do convívio escolar e construir uma cultura de paz.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Despertar no educando um olhar voltado para uma cultura de paz;
  • Oferecer ao educando informações que o levem a refletir sobre suas ações;
  • Criar na escola um ambiente onde a paz, o respeito, a ética e a solidariedade, sejam práticas cotidianas na busca pela valorização do ser humano.

CONTEÚDOS
  • Esporte como cultura;
  • Esportes (fundamentos e regras);
  • Inclusão X Exclusão no esporte;
  • Drogas e violência nos esportes;
  • Torcidas organizadas.

        As aulas de Educação Física durante o desenvolvimento deste projeto devem contemplar tanto os estudos teóricos quanto a prática dos esportes Futebol e Vôlei, contribuindo para que o aluno além de adquirir e ampliar seus conhecimentos acerca dos temas em pauta possa, ainda, se apropriar corporalmente do conhecimento construído.
Algumas situações contribuirão para que o educando compreenda e desenvolva o tema deste projeto, dentre as quais destacamos: pesquisas na internet, apreciação de vídeos, leitura de reportagens em jornais e revistas, aulas expositivas, aulas práticas, debates e construção de painéis.

A avaliação dos educandos acontecerá diariamente de forma progressiva, buscando pontuar os avanços e/ou as dificuldades apresentadas por eles durante o desenvolvimento do projeto. Serão utilizados variadosinstrumentos de avaliação como diário de anotações das aulas, registro de participação nas mesmas, avaliação sistematizada escrita, comparação entre o desenvolvimento inicial e final do aluno em relação a sua vivência corporal e auto avaliação de alunos e professores.
Ao final do projeto, as professoras responsáveis pelo desenvolvimento do presente projeto avaliarão em conjunto com os alunos se os objetivos propostos foram atingidos.

PROJETO: Recreio Dirigido

      Ao perceber que o momento do recreio apenas limitava-se ao ato de correr, com as freqüentes ocorrências de quedas, esbarrões e empurrões, viu-se a necessidade de desenvolver este projeto, com a intenção de implantar o recreio dirigido, para torná-lo mais saudável. Tendo como proposta principal transformar este tempo num momento lúdico, prazeroso e de brincadeiras, onde as crianças possam se socializar com os demais colegas, aprender, por meio de jogos, a agir de forma solidária e exercitar a sua autonomia.
   Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver limites, regras e respeito ao próximo.
    Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, dama, jogo da velha, cantigas de roda, entre outras.
  Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado. 
    Este projeto será realizado pela coordenadora de turno, funcionárias do administrativo e alunos dos 9º ano com os alunos do Ciclo II e Ciclo III.

Objetivos:
  • Proporcionar aos alunos a convivência com brincadeiras, através de um sistema de monitoria e orientação para a realização de atividades durante o recreio.     
  • Garantir a segurança dos alunos no horário de recreação escolar, bem como oportunizar mais diversão e educação, visando também uma convivência saudável e um melhor relacionamento entre os mesmos.    
  • Estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante o recreio através de jogos, brincadeiras, brinquedos construídos, cantigas de roda e uso de materiais diversos.    
  • Diminuir consideravelmente o número de acidentes durante o recreio;
  • Proporcionar um amplo aprendizado aos alunos através da confecção de brinquedos de sucata;  
  • Construir uma cultura da brincadeira em detrimento do ato de “correr”.  Desenvolver laços de amizade, partilha, solidariedade, ajuda mútua, coleguismo.
  • Estimular a participação em brincadeiras dirigidas.

   As atividades que serão desenvolvidas no “Projeto Recreio Dirigido” acontecerão diariamente durante os 15 minutos de intervalo dos alunos. O projeto será coordenado pela coordenação da escola, funcionárias do administrativo, em parceria com os alunos do 9º ano (monitores). Estes alunos auxiliarão nas atividades de: bater cordas, jogos de dama, xadrez, peteca, boliche, bambolês e outros. No decorrer do projeto haverá diversidades nas atividades e brincadeiras seguindo um crono
grama semanal.
Fotos recreio turno vespertino