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17 de setembro de 2013

PROJETO: Esporte Cultura De Paz


Hoje nos deparamos com uma sociedade na qual é crescente a banalização das relações humanas e da vida. Encontramo-nos frente a uma educação permeada de violência onde indivíduos não se respeitam, se agridem, competem todo o tempo e não conseguem se colocar no lugar do próximo.
Na escola, o esporte pode ser um instrumento importante para passar valores e princípios aos adolescentes como: respeito, honestidade, justiça, responsabilidade, amor ao próximo, amizade, solidariedade, equilíbrio emocional e que servirão para a formação integral como seres humanos. Faltam valores e princípios na vida das pessoas, para que se possa entender e respeitar o próximo como cidadão, porque todos têm os mesmos direitos de ter uma vida digna, de paz e sem violência. Sendo assim, propomos o estudo do esporte promovendo a discussão sobre individualismo, violência, exclusão e competição, bem como o diálogo acerca dos valores presentes no mesmo e que podem levar a uma mudança de conduta nas relações interpessoais.
Dessa forma, precisamos rever conceitos, como respeito, ética, solidariedade e paz, que são de extrema importância quando se pretende promover uma transformação no que se refere às condutas de muitos educandos.
Nesse sentido, torna-se importante priorizar não só o estudo do esporte enquanto prática, mas também o estudo e a reflexão de tudo aquilo que ligado a ele se reporta às relações humanas.

         Nosso objetivo é buscar por meio do esporte, levar o aluno a refletir sobre suas condutas nas relações com seus semelhantes, buscando melhorá-la dentro do convívio escolar e construir uma cultura de paz.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Despertar no educando um olhar voltado para uma cultura de paz;
  • Oferecer ao educando informações que o levem a refletir sobre suas ações;
  • Criar na escola um ambiente onde a paz, o respeito, a ética e a solidariedade, sejam práticas cotidianas na busca pela valorização do ser humano.

CONTEÚDOS
  • Esporte como cultura;
  • Esportes (fundamentos e regras);
  • Inclusão X Exclusão no esporte;
  • Drogas e violência nos esportes;
  • Torcidas organizadas.

        As aulas de Educação Física durante o desenvolvimento deste projeto devem contemplar tanto os estudos teóricos quanto a prática dos esportes Futebol e Vôlei, contribuindo para que o aluno além de adquirir e ampliar seus conhecimentos acerca dos temas em pauta possa, ainda, se apropriar corporalmente do conhecimento construído.
Algumas situações contribuirão para que o educando compreenda e desenvolva o tema deste projeto, dentre as quais destacamos: pesquisas na internet, apreciação de vídeos, leitura de reportagens em jornais e revistas, aulas expositivas, aulas práticas, debates e construção de painéis.

A avaliação dos educandos acontecerá diariamente de forma progressiva, buscando pontuar os avanços e/ou as dificuldades apresentadas por eles durante o desenvolvimento do projeto. Serão utilizados variadosinstrumentos de avaliação como diário de anotações das aulas, registro de participação nas mesmas, avaliação sistematizada escrita, comparação entre o desenvolvimento inicial e final do aluno em relação a sua vivência corporal e auto avaliação de alunos e professores.
Ao final do projeto, as professoras responsáveis pelo desenvolvimento do presente projeto avaliarão em conjunto com os alunos se os objetivos propostos foram atingidos.

2 comentários:

  1. Esse projeto e muito divertido e muito bom para desenvolvermos o esporte,agradeço a todos os professores e colegas de sala!!!!

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    1. esse projeto e muito legal e divertido podemos ate se desenvolver !!!!!!!!"'"""

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