A questão ambiental vem sendo discutida mundialmente como meio fundamental para manter a vida na Terra. A própria Constituição Brasileira atual estabelece a necessidade de mudanças do comportamento humano em relação ao meio ambiente e criar a consciência da responsabilidade individual sobre o coletivo.
A questão ambiental, no ensino de primeiro grau, centra-se principalmente no desenvolvimento de valores, atitudes e posturas éticas, e no domínio de procedimentos, mais do que na aprendizagem de conceitos.
O ponto central de toda atividade da escola é o aluno. É nele que estará voltada toda a nossa atenção para a programação execução deste projeto. O aproveitamento pedagógico das atividades desenvolvidas é de suma importância.
A escola pode e deve aproveitá-las para aproximar-se da realidade do aluno e, em conseqüência agir em benefício do seu desenvolvimento.
Este Projeto justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue neste bairro, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, a nossa Escola resolveu abraçar e disseminar esta campanha por todo o bairro, com o fim de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES, causador da dengue.
Justifica-se este projeto pela relação harmônica do indivíduo com o meio ambiente, no sentido de preservar, prevenir e equilibrar o uso dos recursos naturais.
Objetivo Geral
Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social.
Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e conseqüentemente da sociedade. Conhecer sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue.
Objetivos Específicos
• Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e conseqüentemente da sociedade. Valorizando a saúde e os meios da conservação da mesma.
• Esclarecer sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
• Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
• Desenvolver com os alunos uma ação crítica, reflexiva e educativa.
• Esclarecer sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
• Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
• Mobilizar alunos e a comunidade escolar num esforço conjunto de preservação do ambiente, adotando a coleta seletiva do lixo.
• Identificar a forma correta de coleta e tratamento do lixo, categorias de materiais que o compõe. (plástico, metais, restos de alimento e papeis).
• Listar os materiais recicláveis.
• Explicar o destino do lixo. (aterro sanitário, reaproveitamento, venda, reciclagem e doações.).
• Compreensão de que o lixo não pode ser mantido a céu aberto, solos rasos e em leitos de rios.
• Apropriar-se o conhecimento sobre o risco que apresenta à saúde, o uso de produtos químicos e a queima do lixo através da poluição do ar atmosférico.
• Saber as diversas maneiras de aproveitamento dos lixos inorgânicos.
• Explicar a reutilização dos lixos biodegradável.
• Alertar sobre os danos provocados pelos lixos ao meio ambiente.
• Mostrar a forma correta de eliminar o lixo, orgânico e inorgânico.
Metodologias / Procedimentos:
• Identificar no setor onde mora como é o critério de coleta do lixo.
• Discussão sobre conhecimentos prévios que cada aluno traz sobre a questão do meio Ambiente (lixo, água).
• Textos informativos ou científicos envolvendo o tema.
• Jornais / revistas.
• Manchetes atuais da imprensa – de rádios, jornais e televisão.
• Levantamento de hábitos de higiene praticado pelos alunos em relação ao tema na sala de aula e no pátio da escola.
• Coletar experiências vividas pelos alunos no sentido de coletar – aproveitamento, reciclagem do lixo.
• Pesquisar entre os alunos quais informações a família possuem a respeito das doenças causadas pela falta de higiene com o ambiente (água-lixo).
• Documentário “Ilha das Flores”.
• Atividade de campo (visita em algumas ruas do bairro observando o armazenamento, coleta do lixo e conservação dos bueiros).
Recursos Utilizados
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, passeatas, paródias, dramatização, poesias e versos.
Metodologia
• Leitura de texto informativo / discussão
• Leitura de poesias e/ ou músicas / discussão
• Leitura de texto recreativo
• Caça - palavra
• Cruzadinhas
• Montagem de cartazes
• Trabalhar com receitas de comidas típicas
• Atividade matemática com problematizarão.
• Pesquisa
• Maquetes
• Aulas práticas
• Excursões, pelo pátio da escola e memorial do cerrado
• Filmes científicos e históricos
• Cartilha Educativa
• Exposição dos trabalhos no pátio da escola.
• Conversa informal sobre o tema em questão.
• Momento de questionamento sobre o tema.
• Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
• Desenho interpretativo da prevenção.
• Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito e o que fazem para evitá-lo. Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
• Organizar apresentação com Power Point. (para que as crianças tenham acesso aos recursos tecnológicos).
• Elaborar uma música combatendo o mosquito.
• Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
• Software educativo (da dengue).
Avaliação
A avaliação será dada mediante a abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto e através de: observações diárias, montagem de painéis, relatório, apresentação de trabalhos, mudança de comportamento, através das atitudes, interesse e participação, domínio nas apresentações na “Exposição das Atividades Artístico-Culturais dos Ciclos e EAJA”.
Atividade
• Visitas nas vizinhanças.
• Relatório – Atividade de campo.
• Fotografias.
• Produção de textos.
• Atividades lúdicas.
• Mural de trajetória: Pessoas com Dengue... Pessoas evitando a Dengue;
• Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue.
• Cartazes
Que bom que na escola Angelina tem pessoas compromissadas com uma educação de qualidade...................luciene
ResponderExcluir