Professora:
Denise Prado Cerqueira Kubota
O
atendimento educacional especializado nas salas de recursos
multifuncionais se caracteriza por ser uma ação do sistema de
ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo
educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola
para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais
especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.
O
atendimento educacional especializado constitui parte diversificada
do currículo dos alunos com necessidades educacionais especiais,
organizado institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar
os serviços educacionais comuns. Dentre as atividades curriculares
específicas desenvolvidas no atendimento educacional especializado
em salas de recursos se destacam a comunicação alternativa, o
enriquecimento curricular, dentre outros.
Além
do atendimento educacional especializado realizado em salas de
recursos ou centros especializados, algumas atividades ou recursos
devem ser disponibilizados dentro da própria classe comum, como, por
exemplo, os serviços de tradutor e intérprete de Libras e a
disponibilidade das ajudas técnicas e tecnologias assistivas, entre
outros.
Nesse
sentido, o atendimento educacional especializado não pode ser
confundido com atividades de mera repetição de conteúdos
Programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas devem constituir um
conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de
apropriação e produção de conhecimentos.
Tendo em vista que estamos recebendo cada vez mais alunos com necessidades educativas especiais e que na Constituição Federal de 1988, o artigo 205 prevê o direito de todos à educação e o artigo 208 o atendimento educacional especializado, e a inclusão escolar, fundamentada na atenção à diversidade, exigindo mudanças estruturais nas escolas comuns e especiais viu-se a necessidade de duas professoras iniciarem o curso de capacitação e todos os demais professores da escola cursarem uma pós-graduação na área.
O Objetivo deste projeto é apoiar
os professores que têm na sala comum alunos com necessidades
educativas especiais, bem como atender esses na sala para aprimorar o
seu processo de ensino aprendizagem, sanando dificuldades das séries
anteriores.
Alunado:
-Pessoas
com deficiência auditiva;
-Pessoa
com deficiência física;
-Pessoa
com deficiência mental;
-Pessoa
com deficiência visual;
-Pessoa
com múltipla deficiência;
-Pessoa
de condutas típicas;
-Pessoa
com altas habilidades/superdotados.
Considerando
a diversidade do alunado, os serviços de apoio especializados
deverão oferecer atendimento educacional com professor
especializado, complementado, quando necessário, por atendimento
multiprofissional, visando atender as necessidades do professor da
equipe pedagógica, do aluno e de sua família.
O
professor da sala multifuncional deverá apoiar e orientar o
professor da classe comum quanto às adaptações curriculares,
avaliativas e metodológicas que poderão ser desenvolvidas na sala
de aula, a fim de um melhor atendimento aos alunos com necessidades
educativas especiais.
O
trabalho desenvolvido na sala multifuncional deve oportunizar
autonomia, independência, e valorização das idéias dos alunos,
desafiando-os a empreenderem o planejamento de suas atividades.
A
sala multifuncional é o local de apoio, estimulo ao crescimento,
desenvolvimento e busca do saber, não é local para realização de
atividades de reforço escolar.
A
proposta pedagógica da sala multifuncional deve levar em conta a
complexidade e seriedade das necessidades do atendimento aos alunos
com doenças mentais, bem como dos aspectos referentes á prevenção,
reabilitação e a cooperação sistemática dos que intervém no
processo, tais como: o individuo, a família, a rede de serviços de
saúde mental e a comunidade.
O
acompanhamento pedagógico do aluno deverá ser registrado
semestralmente, deverão ser registrados os avanços e situações
que ocorreram nesse período.
O aluno freqüentará a sala multifuncional pelo tempo necessário para a superação das dificuldades e obtenção de êxito no processo de aprendizagem na classe comum.
O aluno freqüentará a sala multifuncional pelo tempo necessário para a superação das dificuldades e obtenção de êxito no processo de aprendizagem na classe comum.
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