Ao perceber que o momento do recreio apenas limitava-se ao ato de correr, com as freqüentes ocorrências de quedas, esbarrões e empurrões, viu-se a necessidade de desenvolver este projeto, com a intenção de implantar o recreio dirigido, para torná-lo mais saudável. Tendo como proposta principal transformar este tempo num momento lúdico, prazeroso e de brincadeiras, onde as crianças possam se socializar com os demais colegas, aprender, por meio de jogos, a agir de forma solidária e exercitar a sua autonomia.
Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver limites, regras e respeito ao próximo.
Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, dama, jogo da velha, cantigas de roda, entre outras.
Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado.
Este projeto será realizado pela coordenadora de turno, funcionárias do administrativo e alunos dos 9º ano com os alunos do Ciclo II e Ciclo III.
Objetivos:
Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver limites, regras e respeito ao próximo.
Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, dama, jogo da velha, cantigas de roda, entre outras.
Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado.
Este projeto será realizado pela coordenadora de turno, funcionárias do administrativo e alunos dos 9º ano com os alunos do Ciclo II e Ciclo III.
Objetivos:
- Proporcionar aos alunos a convivência com brincadeiras, através de um sistema de monitoria e orientação para a realização de atividades durante o recreio.
- Garantir a segurança dos alunos no horário de recreação escolar, bem como oportunizar mais diversão e educação, visando também uma convivência saudável e um melhor relacionamento entre os mesmos.
- Estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante o recreio através de jogos, brincadeiras, brinquedos construídos, cantigas de roda e uso de materiais diversos.
- Diminuir consideravelmente o número de acidentes durante o recreio;
- Proporcionar um amplo aprendizado aos alunos através da confecção de brinquedos de sucata;
- Construir uma cultura da brincadeira em detrimento do ato de “correr”. Desenvolver laços de amizade, partilha, solidariedade, ajuda mútua, coleguismo.
- Estimular a participação em brincadeiras dirigidas.
As atividades que serão desenvolvidas no “Projeto Recreio Dirigido” acontecerão diariamente durante os 15 minutos de intervalo dos alunos. O projeto será coordenado pela coordenação da escola, funcionárias do administrativo, em parceria com os alunos do 9º ano (monitores). Estes alunos auxiliarão nas atividades de: bater cordas, jogos de dama, xadrez, peteca, boliche, bambolês e outros. No decorrer do projeto haverá diversidades nas atividades e brincadeiras seguindo um cronograma semanal.
Fotos recreio turno vespertino
Olá pessoal Bom dia!!!
ResponderExcluirExcelente iniciativa do grupo escolar com esse blog, será uma ótima intervenção para os alunos no âmbito escolar....Parabéns Angelina!
Esta iniciativa é espetacular!
ResponderExcluirA semente ja foi plantada, agora vamos dar continuidade a esse projeto e tambem aos proximos, assim nossa escola sera melhor para todos.A escola so precisa da nossa ajuda.
ResponderExcluir